Saint Peter

Tilápias são peixes de água doce, são da família dos ciclídeos, originária da África. Têm corpo achatado e curto, com escamas grandes. A primeira espécie a chegar ao Brasil foi a Tilapia rendalli, entre 1951 e 1952. Como são peixes herbívoros, parecia a alternativa ideal para combater as plantas aquáticas que bloqueavam turbinas de hidrelétricas em SP. Logo se mostraram vorazes, prolíferos e precoces, passando a povoar lagos e represas e pondo em risco a diversidade de plantas e animais. São cerca de 70 espécies de ciclídeos, mas só as espécies Oreochromis niloticus, O. mossambicus, O. aureus e Tilapia rendalli e seus híbridos têm importância econômica para a aqüicultura. A primeira se destaca por crescer rápido e ter carne de excelente qualidade com ótima aceitação, ideal para filé. Hoje, com população controlada e manejo adequado, esses peixes são criados em viveiros. O interesse comercial deve-se ao fato de serem prolíferos e resistentes a doenças, aceitarem ampla variedade de alimentos e ainda porque deles tudo se aproveita. A carne tem textura delicada mas firme e sabor suave. As linhagens com carne mais rosada, como a Saint Peter, conquistaram paladares exigentes e ainda alcançaram o mercado externo. A carne, de ótima qualidade, tem maior valor quando em filé, livre de espinhas. Os filés podem ser preparados na forma de ceviche e sashimi ou grelhados e servidos com molhos requintados e acompanhamentos como purês, arroz, cuscuz de semolina, legumes cozidos e cogumelos. Como é firme, pode ser cortada em tirinhas e preparada com massas.

saúde

É bom para :

Ser incluído em todas as dietas normais não só por ser boa fonte de proteínas, mas também porque tem magnésio, fósforo e cobre, além de ser um alimento de fácil digestão.

É ruim para :

Alérgicos a peixes e frutos do mar; não consuma tilápia proveniente de pesqueiros sem controle, pois pode ser fonte de contaminações e apresentar excesso de antibióticos.

Valores Nutricionais:

Niacina – 3,90 mg
Ác. pant. – 0,48 mg
Vit. B6 – 0,162 mg
Vit. B12 – 1,58 mcg
Cálcio – 10 mg
Ferro – 0,56 mg
Magnésio – 27 mg
Fósforo – 170 mg
Potássio – 302 mg
Sódio – 52 mg
Calorias – 96
Proteínas – 20,08 g
Gordura – 1,70 g
Colesterol – 50 mg
Vit. B1 – 0,041 mg
Riboflavina – 0,063 mg